redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 30 de novembro de 2023.

mais alegria!

Brinquedos confeccionados por internos da Máxima renovam alegria e esperança de crianças no EMEI Piratininga

Por Gilson Giordano em 25/08/2021 às 15:24

Crianças do EMEI Piratininga se divertem com os novos brinquedos ofertados pela Agepen (Foto: Divulgação)

Após 15 meses com aulas remotas na Rede Municipal de Ensino (REME), como medida de prevenção ao contágio da Covid-19, a rotina escolar iniciou a retomada gradual e escalonada em Campo Grande. Para recepcionar as crianças, brinquedos confeccionados por detentos estão sendo distribuídos às escolas municipais.

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Piratininga, localizada na região do Anhanduizinho foi uma das duas contempladas nessa primeira remessa de brinquedos que chegaram como um “presente” alusivo à passagem dos 122 anos de aniversário da Capital de MS, a ser comemorado nesta quinta-feira (26).

O trabalho contempla a mão de obra de internos do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”, na Capital, na confecção de brinquedos como bonecos de crochê, denominados de Amigurumis, uma arte artesanal feita com técnica de crochê.

A ação integra o projeto “Costurando o Bem”, que já beneficiou 16 unidades escolares, através da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi idealizado pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva e o técnico de educação, Felipe Augusto da Costa.

As peças em crochê foram entregues nessa segunda-feira (23) na EMEI Piratininga, que recebeu 20 brinquedos, proporcionando um mundo melhor e mais encantado para as crianças ali matriculadas.

O projeto teve início em 2015, denominado anteriormente “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos” e objetiva explorar ao máximo o universo lúdico, contemplando os diferentes aspectos de sua formação integral, por meio dos brinquedos lúdico-pedagógicos.

O servidor da Agepen, Vinícius Saraiva, destacou que a idealização dos brinquedos de Amigurumis teve como foco a durabilidade das peças, inclusive a caixa também foi pensada para a interação com a criança, pois possui molas na tampa, para que não machuque as mãos dos pequenos. “A intenção da agência penitenciária é devolver à sociedade o que foi tirado de certa forma”, complementou o servidor.

Na EMEI Piratininga a diretora, professora Ana Cristina Dorsa, destacou que os brinquedos representam a linguagem da criança, é vida, alegria, criatividade, por isso é tão gratificante recebê-los. “Nós como educadores acreditamos na ressocialização, no ser humano, que merecem ter um horizonte para onde olhar, que sigam nesse projeto e tenham uma fonte de renda lícita, tudo isso é muito positivo”, ressaltou.

As escolas receberam carrinhos, bonecos, bolas e jogos educativos, para serem utilizados nas aulas e em momentos de brincadeiras no ambiente escolar.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões